Prefeitura Municipal e UniBRAS Faculdade Quatro Marcos promovem Curso de Vacinação contra Brucelose pelo SENAR/MT

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com a UniBRAS Faculdade Quatro Marcos promoveram dois cursos de Vacinação contra Brucelose pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Os cursos ocorreram entre os dias 31 de maio a 01 de junho, para a 1ª turma; e de 02 a 03 de junho para a 2ª turma. Ao todo foram capacitadas 30 pessoas, sendo 15 em cada etapa. Participaram do curso estudantes do 1º, 3º e 6º semestres do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Quatro Marcos e um produtor rural.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo foi capacitar estudantes e produtores para aplicação da vacina contra brucelose em bovinos e bubalinos, utilizando técnicas recomendadas.

O curso é fruto da parceria firmada entre a Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, através da Profa Dra Glaucenyra Cecília Pinheiro da Silva, e a Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio. Para Glaucenyra a parceria entre FQM e a Secretaria de Agricultura possibilitou o acesso a cursos de formação profissional do SENAR-MT através do Sindicato Rural, “os estudantes podem vivenciar na prática os conhecimentos de sala de aula nos cursos de capacitação, preparando-se para o mercado de trabalho”.

O treinamento de carga horária de 16 horas foi ministrado pelo Médico Veterinário Bruno Fernandes de Faria, instrutor do SENAR-MT, e contou com aulas teóricas e práticas. Os participantes puderam realizar a vacinação de bovinos de 04 a 08 meses e realizar a marcação dos animais conforme recomenda a legislação sanitária.O curso também contou com a parceria com Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos.

A brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano, e, a sua contaminação também ocorre entre os animais. A prevenção é a vacinação das fêmeas de três a oito meses, de forma obrigatória. A não vacinação desses animais pode gerar autuações e multas.